A manutenção da pintura predial é uma atividade que deve ser realizada com certa recorrência, ao menos a cada 5 anos de acordo com a Lei 10.518 do Município de São Paulo, datada de 16 de maio de 1988. Quando houver a necessidade deste tipo de obra, é muito importante que o condomínio entenda como contratar a empresa de pintura predial certa na sua região.
Seja para se adequar à lei ou simplesmente repaginar a aparência dos prédios, é imprescindível que o síndico conheça as qualidades que uma boa empresa de pintura predial deve ter, e nesse artigo você aprenderá tudo sobre o assunto. Boa leitura!
Por que é importante escolher a empresa certa?
Pedir orçamentos de diversos fornecedores e avaliar os preços é um procedimento padrão para qualquer contratação em condomínio, mas para pintura predial é preciso um pouco mais de cuidado e estudo. Isso é necessário pois, para colocar em termos simples, pintura predial é uma atividade complexa, e exige muito profissionalismo e técnica.
A qualidade final do revestimento dos prédios tem relação direta com a capacidade técnica dos profissionais que o executaram. Além disso, empresas que realizam esse tipo de pintura devem respeitar diversas normas federais e regras regionais, que garantam a segurança dos profissionais e a execução perfeita do serviço de pintura.
Normas de segurança da pintura predial
Antes de vermos as dicas para encontrar a melhor empresa de pintura predial para você, vamos dar uma olhada nas normas de segurança que recaem sobre esse tipo de serviço. Essas são as NR (Normas Regulamentadoras), definidas em 1978 no capítulo V da CLT, e as mais relevantes para pintura predial são:
NR-6: Uso dos EPIs
A NR-6 trata da a obrigatoriedade do uso dos EPIs (sigla para Equipamentos de Segurança Individual) em todo o ambiente do trabalho, cujo fornecimento é de responsabilidade da empresa contratada.
Diversos EPIs são utilizados na pintura predial, como cinturões e cordas, luvas, máscaras, óculos de proteção e outros. Todos os equipamentos devem estar em ótimo estado e revisados antes do início do serviço.
NR-18: Procedimentos para a execução do serviço
Essa norma trata, de maneira geral, dos processos e pilares necessários para garantir um bom serviço, principalmente em relação ao ambiente onde ele será executado.
Manter os profissionais em boa forma, sem sobrecarregá-los, e o ambiente onde eles irão trabalhar limpo, de maneira a não atrapalhar nem eles e nem os condôminos, são algumas das práticas que a NR-18 engloba.
NR-Análise de riscos
A NR-35, como o título já sugere, diz respeito à análise de riscos do serviço. Isso significa avaliar o que pode dar errado durante a execução do trabalho, assegurar que os profissionais estejam cientes das suas responsabilidades para que nenhum imprevisto ocorra e prever necessidades especiais para cada serviço em específico e adaptar a sua operação.
A melhor maneira de se enquadrar nessa norma, além de manter os EPIs em bom estado, é garantir que todos os profissionais tenham plena noção dos riscos e confiem nuns aos outros caso algum problema surja. Entrosamento da equipe é chave para evitar imprevistos.
Além das NRs, vale a pena conferir se a empresa candidata está inscrita no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) da sua região, e pesquisar sobre o fornecimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
E além das normas?
Respeitar as normas e estar inscrita no CREA são com certeza os pontos mais importantes de se avaliar, mas e se mesmo assim ainda sobrarem muitas empresas candidatas para o serviço? Nessa etapa, é interessante analisar alguns outros fatores para chegar na empresa de pintura predial certa, tal como:
– Preço: ao orçar com as empresas de pintura predial, fique de olho na flutuação de preços. O ideal é descartar os valores mais alto e mais baixos, e optar por aqueles que estejam na média;
– Especialização: por ser um trabalho complexo e que requer experiência, procure apenas por empresas especializadas em pintura predial, de preferência que só executem esse tipo de serviço. Assim você terá a segurança de que está em boas mãos;
– Materiais utilizados: consulte as empresas com relação à marca e ao tipo das tintas e revestimentos que serão utilizados. Depois, compare as marcas e veja quais das empresas utilizam os produtos de mais alta qualidade e quais usam produtos mais baratos.
Contrate pintura predial com o crédito CondoCash
Para deixar a contratação de pintura predial ainda mais certeira, conte com crédito condominial CondoCash! Nosso crédito especializado é o melhor para condomínios, com as melhores taxas do mercado e aprovação em até 48 horas.
Conheça nosso trabalho e entenda por que crédito condominial é um ótimo negócio fazendo uma simulação, ou entre em contato pelo 11 94300-3998. Para mais conteúdos sobre condomínio e fornecedores, visite nosso Blog.
Leia também: Entenda quais são as obrigações previdenciárias do condomínio