Negociar obras e reformas em seu condomínio, pode ser um assunto chato, cheio de variáveis e obstáculos.
Afinal, uma obra ou reforma engloba diversos aspectos como: barulho, entrada e saída de prestadores de serviço, a obrigatoriedade de obediência às normas da ABNT, sujeira, etc.
Além disso, para realizar uma obra ou reforma no condomínio, regras precisam ser seguidas e o síndico tem que ficar atento para não deixar nada passar em branco.
Começando pela papelada, pesquisa, orçamento e votação antes de iniciar os trabalhos. Em seguida, ainda tem que lidar com qualquer imprevisto que uma obra ou reforma causam.
Nesse sentido, preparamos esse artigo para minimizar erros e ajudar na hora de negociar obras e reformas em seu condomínio.
Tipos de obras e reformas
Antes de tudo, vamos conhecer os tipos de obras e reformas em condomínios.
De acordo com os artigos 1.341, 1.342 e 1.343 do Código Civil, Capítulo VII, as obras ou reformas são divididas em três tipos: Necessárias, Úteis e Voluptuárias
Obras ou reformas necessárias são todas as que buscam conservar ou impedir a deterioração do condomínio, por exemplo:
- Reparos nas redes elétrica ou hidráulica;
- Impermeabilização da laje por causa de infiltração;
- Alteração no sistema de interfones;
- Retoque da pintura de fachada;
- Modernização dos elevadores;
- Reparos para melhorar a acessibilidade;
- Restauração dos jardins.
Já as Úteis são as que melhoram e facilitam a vida dos condôminos e o acesso ao condomínio, como:
- Aumento do espaço para vagas de estacionamento;
- Implantação de medidor de água individual;
- Contratação de sistemas de segurança (câmeras, alarme, grade elétrica);
- Instalação de novos geradores.
Por fim, as Voluptuárias são as focadas no lazer dos moradores e estética do condomínio:
- Pintura da fachada com uma cor diferente;
- Contratação de serviço de paisagismo;
- Reformas estéticas no salão de festa ou churrasqueira;
- Trocar a aparelhagem da academia por mais modernas.
Aprovação de obras e reformas em seu condomínio
Logo após identificar e determinar os tipos de obras e reformas em seu condomínio, leve-as para a aprovação em assembleia.
O síndico deve utilizar de todos os recursos para apresentar os problemas e soluções como fotos, relatórios, apresentações em telões e/ou e-mails para conscientizar os condôminos da necessidade da obra.
Contudo, no caso de obras emergenciais, como vazamento ou entupimento da rede de esgoto, que podem prejudicar gravemente a infraestrutura, não há necessidade do síndico convocar assembleia.
Nessas situações, o síndico deve analisar orçamento de três empresas diferentes e então notificar o conselho fiscal sobre a contratação.
Critérios para a escolha de fornecedores para as obras e reformas em condomínios
Devemos observar alguns critérios para a escolha de fornecedores, características que o classificam como satisfatório ou não para o condomínio, como por exemplo:
- Prazos de entrega;
- Preço;
- Atendimento;
- Avaliação de portfólio;
- Garantia;
- Eficiência do serviço.
Bem como, a solicitação de documentos para verificações:
- CNPJ – verificar validade junto à Receita Federal (online);
- Certidões negativas cíveis, trabalhistas e Vara de Família;
- Certificados ABNT (como por exemplo, a NBR 12.779:2004, para manutenção e inspeção de mangueiras de incêndio, entre outras)
- Certificados de NR’s (como a NR 6, sobre EPI’s obrigatórios para limpeza de vidros, bem como para lavagem de fachadas)
Além disso, é importante que o síndico exija que o fornecedor contratado faça vistorias pós obra para averiguar se não existe algum problema com o serviço.
Esse acompanhamento posterior é muito importante, principalmente em situações que podem ser recorrentes como infiltrações.
Escolher os melhores fornecedores para o condomínio é essencial para as finanças do prédio, bem como para a satisfação dos condôminos e mostra o quão eficiente está sendo a gestão do síndico.
Assim como qualquer organização é fundamental entender que o fornecedor é um dos maiores parceiros do condomínio e uma boa relação é agradável para todos.
A negociação com os fornecedores
Negociar obras e reformas em seu condomínio passa por muitos cuidados.
Primeiramente, o ideal é obter três ou quatro propostas para apresentação, em planilhas detalhadas, incluindo itens como: serviço, valor, condições de pagamento, garantia e prazo de execução.
Caso a obra ou reforma tenha um escopo, projeto ou um laudo emitido pela inspeção técnica, peça para que os fornecedores sigam exatamente as especificações técnicas do documento.
É fundamental consultar órgãos de defesa do consumidor e buscando indicações de clientes com obras realizadas há cinco ou 10 anos.
Caso tenha contratado uma inspeção técnica, a empresa contratada pode se encarregar de auxiliá-lo na tabulação, análise e avaliação dos orçamentos.
O contrato com o fornecedor
Quando o condomínio contrata um fornecedor, assume a figura de consumidor sendo protegido pelo Código de Defesa do Consumidor.
Além da proteção da lei, o condomínio deve identificar no contrato todas as partes envolvidas, como:
- Contratante e contratado,
- Terceiros intervenientes, se houver;
- O objeto contratado, conforme proposta apresentada previamente, que poderá ser anexado;
- Valor, forma de pagamento bem como impostos e retenções de responsabilidade do condomínio;
- Responsabilidades das partes;
- Tempo do serviço;
- Multa por descumprimento contratual, inclusive prazo de execução do contrato, se cabível;
- Formas de rescisões.
O contrato deve considerar desde o cronograma de execução – geralmente atrelado ao pagamento da(s) parcela(s) – à garantia e as possibilidades de rescisão ou indenizações (pagamento de multa), no caso do descumprimento das cláusulas.
O detalhamento deve ser o maior possível, incluindo desde o que será feito, números como metragem, unidades a serem modificadas, quantidade e tipo de material, discriminando marcas e modelos em uma planilha, com custos para cada item que será reformado/executado.
Problemas ao negociar obras e reformas em seu condomínio
Fique atento à esses pontos:
Antes de iniciar: Falta de ajustes contratuais, erros no diagnóstico e determinação do do serviço. Nesse sentido, muitas obras e reformas realizadas apenas escondem os problemas e, ao se desfazerem, os mesmos persistirão.
Durante a obra ou reforma: Atrasos no cronograma de execução. Muitas empresas subempreitam seus serviços, permitindo com que pessoas diferentes fiquem constantemente no condomínio, e isso prejudica tanto a segurança quanto o andamento do serviço.
Após a realização do serviço: Demora no retorno da empresa para atender a garantia no caso de algum problema. Falha nos serviços executados, qualidade inferior à esperada na contratação.
Por fim, tomando esses cuidados você certamente irá negociar melhor as obras e reformas em seu condomínio, mostrando uma gestão eficaz e satisfatória aos condôminos.
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