terceirização no condomínio
Entenda como funciona a terceirização no condomínio

A terceirização da mão de obra é uma prática muito comum nas mais diversas empresas e instituições, e muitos síndicos optam por terceirizar parte dos processos, ou até mesmo todos os processos que mantém o condomínio funcionando.

De acordo com o último censo do SíndicoNet, portal dedicado a síndicos e fornecedores, 36,1% dos condomínios no Brasil utilizam mão de obra terceirizada. Esse número, apesar de baixo, mostra um crescimento em relação aos anos anteriores, provando que a terceirização em condomínios é uma prática que veio para ficar.

Mas qual são as reais vantagens de terceirizar no condomínio? E como encontrar a empresa certa para o que você precisa? É sobre isso e mais um pouco que falaremos nesse artigo. Boa leitura!

O que é “terceirizar” algum serviço do condomínio?

Antes de tudo, é preciso esclarecer: o que significa terceirizar alguma coisa, ou mais especificamente, um serviço no condomínio?

De maneira resumida, terceirizar é contratar uma empresa especializada em tal tarefa, para realizá-la no seu condomínio. Por exemplo, em vez de contratar funcionários para limpar as áreas comuns, o síndico contrata uma empresa de limpeza, que desloca seus colaboradores para trabalhar nas dependências do condomínio. Assim, o condomínio terceirizou a limpeza.

Com a terceirização, o síndico não precisa se preocupar com a gestão social e financeira dos colaboradores. O condomínio só se preocupar em pagar o que foi acordado, enquanto a empresa terceirizada foca em qualificar seus trabalhadores, pagá-los corretamente e oferecer o melhor serviço para o condomínio.

De acordo com a lei 13.429/17 (chamada também de lei de terceirização) o contratante (nesse caso o condomínio) deve garantir condições de segurança, higiene e salubridade para os colaboradores terceirizados que trabalharem em suas dependências.

A lei também passou a permitir que atividades-fim de empresas possam ser terceirizadas, porém essa parte não é relevante para condomínios, que não possuem tal tipo de atividade. Para se aprofundar mais na lei, clique aqui para lê-la por completo.

É possível economizar com a terceirização?

Ao pensar em terceirização, muitos síndicos pensam nela como uma solução para economizar, já que o pagamento de tributos e passivos trabalhistas ficará por conta da empresa terceirizada, certo? Na verdade não, a terceirização no condomínio não ajuda a economizar.

Os custos com uma empresa séria de terceirização não se afastam muito do que custaria um funcionário próprio, uma vez que os encargos e direitos trabalhistas serão incluídos na taxa que será paga pelo condomínio. O pagamento dos colaboradores é mais prático, porém o valor se mantém quase o mesmo.

Além disso, tentar forçar a economia é uma má ideia. Contratar a empresa com o menor valor pode significar que ela não está pagando os colaboradores de forma justa, ou não quitando os encargos trabalhistas e tributos, que podem trazer dor de cabeça pro condomínio no futuro.

Vantagens da terceirização em condomínio

Mesmo que terceirizar não traga economia significativa para o condomínio, isso não significa que tal prática não tenha nenhuma vantagem, muito pelo contrário. Confira abaixo os principais benefícios de terceirizar serviços em condomínio:

– Menos trabalho e necessidade de planejamento para o síndico;

– Funcionários treinados e especializados na área;

– A reposição em caso de falta, férias ou demissão fica por conta da empresa contratada;

– Menos riscos trabalhistas e gestão de colaboradores mais prática.

Embora as vantagens sejam muitas, contratar uma empresa terceirizada não é garantia de satisfação. Ainda segundo o levantamento do censo SíndicoNet, dos 36,1% condomínios que optaram pela terceirização, 78,2% estão satisfeitos com os serviços prestados pela empresa, enquanto 21,8% demonstraram certo descontentamento com a empresa e serviço contratados.

Tal estatísticas ressaltam a importância de saber escolher uma empresa séria e que faça sentido para o seu condomínio, assim como contratar colaboradores próprios também requer muita pesquisa e cuidado.

Além disso, uma vez que a empresa for contratada, é fundamental que o síndico acompanhe de perto o serviço executado, pelo menos nos primeiros dias. Assim, descontentamentos futuros podem ser evitados e quedas na qualidade do serviço serão identificadas mais facilmente.

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