Estar atento à novas oportunidades para melhorar a vida no condomínio é uma das práticas mais importantes do síndico. E uma ideia que vem ganhando cada vez mais popularidade e relevância é a organização de feira em condomínio, onde feirantes são convidados para atender diretamente os moradores dentro da área comum do condomínio.
A realização de uma feira em condomínio é vantajosa para todos que participam, porém é preciso ter cuidados especiais e uma série de providências para que tudo ocorra sem problemas e desentendimentos. Continue lendo esse artigo e aprenda tudo que você precisa para organizar uma feirinha de sucesso no seu condomínio!
Levando a ideia para assembleia
O primeiro passo para a feira em condomínio dar certo é, assim como qualquer projeto, apresentar a ideia em assembleia. Por se tratar de um projeto útil e que não envolve obra nem grandes investimentos, um quórum de maioria simples (50% + 1 dos presentes na assembleia) é suficiente para a aprovação.
Diversos argumentos podem ser utilizados durante a apresentação da proposta, sendo o principal a praticidade e comodidade que ter uma feira regular no condomínio traz para os moradores. Além disso, preços especiais podem ser discutidos com os feirantes para fazer da feira no condomínio algo ainda mais exclusivo e vantajoso.
Decidindo local, data e horário
Com a ideia aprovada, é preciso definir onde no condomínio a feira será montada e em qual data e horário. Esses detalhes do funcionamento da feira vão depender da disponibilidade e preferências dos moradores, logo é importante deixar todos cientes das decisões tomadas.
A área ideal para a feira em condomínio deve ser espaçosa o suficiente para que condôminos e feirantes possam transitar sem problemas. Locais como o salão de festas ou quadras poliesportivas são boas pedidas, só é preciso tomar cuidado para não atrapalhar o trânsito de quem não está participando da feira.
Em relação à data e horário, é importante chegar num consenso que seja bom para todos, por isso converse com os feirantes e com os moradores antes de decidir. Em dias da semana, o melhor horário é entre 17h e 21h, e em finais de semana um bom intervalo é das 10h às 14h.
Escolhendo os serviços e produtos
Por fim, a última coisa a se decidir antes da realização da feira é o que os moradores mais querem que esteja disponível para compra e consumo. Afinal, contratar um feirante que oferece um produto que ninguém vai comprar é prejudicial para todos.
Barracas de frutas, verduras e legumes são as mais básicas e essenciais. A partir daí, pode-se acrescentar outras barracas de acordo com as vontades dos condôminos. Carnes, doces, queijos e grãos são outros produtos que costumam fazer sucesso.
Outro tipo de barraca muito bem-vindo são as de lanches e alimentos para comer na hora, porém é preciso um pouco mais de logística para fazer dar certo. Oferecendo espaço adequado para os feirantes prepararem as refeições e para os moradores consumirem, a feira ganha mais vida e pode atrair condôminos que só estejam de passagem e param para comer alguma coisa.
Vale ressaltar que tudo que foi discutido e acordado com os condôminos deve ser repassado para os feirantes, e regras claras e básicas devem ser estabelecidas para que tudo ocorra dentro dos conformes. Coisas como a limpeza do local após o encerramento da feira também devem ser discutidas previamente.
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